Como uma alimentação saudável pode prevenir doenças

0
Alimentacao Saudavel

Tema bastante atual e motivo de muita pesquisa, a busca por uma alimentação saudável tem ganhado cada vez mais adeptos, com benefícios comprovados na qualidade de vida e  prevenção de algumas doenças com grande prevalência, como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

A nossa alimentação tem efeito direto no humor, disposição, resistência à dor, estado de vigília, sono, concentração e memória.

Com influência diretamente relacionada à alimentação, podemos citar três doenças que são verdadeiras epidemias em nosso meio:

1) Hipertensão Arterial:  doença que atinge aproximadamente 25% da população adulta mundial , com grande responsabilidade no desenvolvimento do infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência renal crônica, sendo assintomática em aproximadamente 70% dos pacientes. Tem etiologia multifatorial, incluindo a hereditariedade, e com diversos estudos mostrando uma associação direta entre o desenvolvimento da doença com uma dieta rica em sódio. A ingestão média de sal em nosso país encontra-se em 12  g/dia, número muito acima dos 5 g / dia preconizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

2) Diabete mellitus: doença bastante comum em nosso meio, atingindo cerca de 8% da população entre 30-69 anos (diabete mellitus tipo 2), relacionada a um grande número de  complicações , como infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal crônica, problemas de visão, neuropatias, amputações entre outras. Temos o diabete mellitus tipo 1, que ocorre mais na infância e adolescência, com etiologia auto imune, não sendo produzida insulina pelo pâncreas e o diabete mellitus tipo 2, surgindo normalmente após os 40 anos, mais prevalente em nosso meio, com etiologia relacionada à hereditariedade e, especialmente, com acúmulo de gordura em região abdominal, com aproximadamente 80% dos diabéticos tipo 2 tendo excesso de peso ou obesidade e com grande relação com uma dieta rica em calorias, carbohidratos e pobre em fibras.

3)     Obesidade: verdadeira epidemia mundial, a obesidade atinge 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres acima dos 20 anos de idade no Brasil. Apresenta-se com grande responsabilidade no desenvolvimento de diversas doenças, como hipertensão arterial, diabete mellitus, dislipidemia, doenças cardiovasculares, osteoarticulares e psicológicas entre outras Tem etiologia multifatorial,  guardando relação direta com hábitos alimentares inadequados, baseados numa dieta rica em calorias, carbohidratos, gorduras saturadas e pobre em fibras, frutas e verduras.

 

A Arborium bateu um papo com o Nefrologista e Clínico Geral, Professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo e médico nefrologista do Hospital São Camilo, Dr. Alexandre Augusto Mannis, vejam:

Arborium: Que tipo de mudança tem ocorrido em relação à alimentação no nosso país?

Dr. Alexandre: Temos visto um grande aumento no consumo de alimentos industrializados, com destaque para os produtos práticos e um crescimento nas refeições feitas fora de casa. Este tipo de alimentação está relacionada a um aumento na ingestão de sal, calorias e gorduras saturadas.

Arborium: Como seria e quais são os benefícios proporcionados por uma dieta equilibrada ?

Dr. Alexandre: Uma dieta equilibrada deve ser balanceada com alimentos de todos os grupos, muitas frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com pouca gordura. Além disso, deve conter pouca gordura saturada, colesterol e gordura trans. Devemos procurar manter a ingestão total de gorduras entre 20-35% das calorias, sendo a maioria das gorduras provenientes de fontes de ácidos graxos polinsaturados e monoinsaturados, como peixe, nozes e óleos vegetais. Importante incluirmos uma variedade de grãos diariamente, especialmente os integrais, que são ótima fonte de fibras. Não devemos esquecer da pouca quantidade de calorias provenientes de açúcares e prepararmos nossas refeições com pouco sódio, evitando os alimentos industrializados.

Para finalizarmos, ingerir por volta de 2 litros de água por dia. Uma dieta equilibrada é fator preponderante em nossa qualidade de vida, além de ajudar-nos a manter o peso, também tem grande impacto na prevenção de diversas doenças.

Arborium: O senhor falou em prevenção de doenças. Quais os tipos de doença que podem ser prevenidas com uma dieta equilibrada?

Dr. Alexandre: Especialmente uma dieta com baixo teor de sódio está relacionada à uma menor incidência de hipertensão arterial, assim como uma dieta pobre em gordura saturada e trans está relacionada à um menor risco de elevação do LDL colesterol. Não podemos deixar de relatar que uma dieta rica em calorias provenientes de açúcares, está claramente relacionada ao surgimento da obesidade e, consequentemente , do diabete mellitus. Outro dado importante diz respeito ao benefício da ingestão de fibras, com comprovação na prevenção do surgimento de câncer do cólon, tratamento da obstipação intestinal e menor incidência de diabete mellitus e dislipidemia com uso de fibras solúveis.
Dr. Alexandre: Bem, os grãos completam uma dieta e podem auxiliar na diminuição do peso, além de prevenir outros problemas de saúde. São indicados para quem tem sobrepeso, obesidade, prisão de ventre, colesterol, celulites ou para quem está em busca de uma alimentação saudável.Arborium:  Quais os reais benefícios de uma dieta rica em alimentos integrais, especialmente os grãos ?

Podemos citar a linhaça, que é rica em fibras e pode ser encontrada na forma de grãos, óleo ou farinha. Ela regula o intestino, diminui a ansiedade e a inflamação em células de gordura. Além disso,  o seu consumo leva à ocupação de grande espaço no estômago,  impedindo que ele seja esvaziado rapidamente. Sem contar que as fibras existentes no grão também estimulam a produção de hormônios ligados à saciedade, que avisam ao cérebro que a barriga está cheia.

Outro alimento que podemos citar é a quinoa, sendo fonte de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais, aminoácidos e cálcio. A quinoa é considerada um dos  melhores e mais completos alimentos de origem vegetal, sendo rica em fibras, ajudando no funcionamento intestinal, reduzindo a absorção de lipídeos, diminuindo os sintomas da TPM e sendo uma ótima fonte de vitaminas E, D e do complexo B.

Outro alimento com propriedades saudáveis para a saúde é a chia, a qual é uma semente mexicana que tem um sabor parecido com o de nozes e pode ser encontrada em forma de grão, óleo ou farinha. A sua composição ajuda na perda de peso e pode contribuir para um melhor controle da pressão arterial e redução no risco de desenvolver diabete mellitus.

 

Agradecemos ao Dr Alexandre Augusto Mannis pelo bate papo e lembramos para quem quiser maiores esclarecimentos sobre as doenças citadas na matéria o Dr Alexandre atende em seu consultório localizado na: Rua Dona Adma Jafet, n° 74, Conjunto 42, Bela Vista, São Paulo. Telefones: 3805 8873 / 3805 8874

Alexandre Augusto Mannis,  CRM: 88216, Nefrologista e Clínico Geral, Professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo e médico nefrologista do Hospital São Camilo.